5 Dicas para Junglers

Estes dias estive ocupado resolvendo umas coisas importantes para o BCGNews, mas não esqueci de vocês. Eu encontrei um artigo que fala sobre a Jungle e irei repassar para vocês. Quem escreveu foi um jogador do EUW e estava jogando em uma conta Smurf, aonde as maiorias das runas são para Top Lane e nessa posição ele notou o que os Jungler não estão fazendo durante as partidas em que ele estava Elo Baixo.

Algumas coisas que os Junglers poderiam fazer para ganhar os jogos mais fácil

  • Se o inimigo é um Jungler agressivo – se você está contra um Shaco, Lee, Nunu, etc. Primeiro de tudo exija para não usar Smite e corra para seu próximo buff, o mais rápido que você puder. Depois que começa-lo, olhe a brush para ver se o inimigo está esperando nela e puxe seu buff para dentro, assim permitindo ver se o inimigo está vindo. Na maioria das partidas que eu jogo contra Lee ou Shaco, eles dão o FB na Jungle, quando eles usam Smite no red e matam o meu Jungle com vida baixa. Você acha que isso é óbvio, mas eu descobri que tenho que dizer isso para o meu Jungler antes e assim ele irá verificar a Brush, caso contrário ele morre. Também tente não empurrar a Lane para torre (você não pode empurrar a Lane de começo contra Lee/Shaco, a menos que você tenha Sentinelas ou Sentinelas Rosas contra o Shaco, mas você pode congelar a Lane no meio dela), então você pode reagir rapidamente ao Gank. Você está jogando contra o Jungler inimigo, mesmo que você não esteja na mesma Lane contra ele. Tente prever o que ele vai fazer e tirar proveito disso. Jungler de Rank baixo são incrivelmente previsíveis e vai fazer a coisa mais óbvia em 90% do tempo (Se a lane superior estiver empurrada e o caminho dele na selva superior estiver terminado, 90% de chance que ele vai gankar top) Também veja de qual direção o Mid foi para Lane, isso irá dizer em qual buff o jungler inimigo começou, assim você pode adivinhar o seu caminho mais provável e saber em qual lane ele vai gankar e você pode tentar dar Counter-Gank ou Counter-Jungle. Você também pode ver o quão rápido as outras lanes chegaram, para saber se foi sem Smite ou não.
  • Por favor não Gank a Top Lane se ela está ganhando sozinha, ao menos que ele peça. Eu pego First Blood em 1v1(Jogando de TOP), nas maiorias das vezes porque Elo Baixo não conhece muito bem contra quem está jogando, quanto de burst um personagem tem em certo ponto, quais os CDs e qual item ideal para começar a lane. Então eu geralmente congelo a lane para perto da minha torre para forçar o inimigo a se preocupar e wardar, assim ele não pode fazer roaming.  Eaí, o mais breve possível que eu conseguir congelar minha lane, o meu jungler vai estar lá – Não importa o que está acontecendo em outro lugar do mapa, se ele ver que o top está empurrado para minha torre, ele vai ir para matar. – Eu mata-lo facilmente sozinho porque eu sei como engana-lo a permanecer na Lane e eles acharam que estão seguro, mas estarão propensos  morrer. Geralmente eles já colocaram Ward no rio de qualquer maneira. Também se já morreu(possivelmente várias vezes), ele vale menos ouro. Gankar as outras lanes tornaria mais fácil para ganhar em vez de forçar tudo para cima de mim(Na top lane) para que eu possa carregar o jogo e assim, em vez de uma lane, duas ou mais estarão feedadas. Caso você ir muito ao top irá deixar os objetivos expostos. Feedar o top não é tão bom em colocar pressão sobre o mapa, como  feedar o mid ou como feedar a bot, pensando no Late Game.
  • Se o seu mid é um assassino com forte roaming, foque o mid cedo. Ex: Kassadin, Akali, Katarina, Pantheon, TF, Kha’Zix – Ajudando-o Snowbollar as suas lanes cedo significando um controle maior nas lanes do oponente, então você pode começar a gankar o bot com quatro personagens. Você nem sempre precisa matar o inimigo, se você puder zonear, assusta-lo, ou der counter-gank no mid, isto já é o suficiente.
  • Uma vez que você for no bot com quatro personagem, não tenha medo de dar tower dive se você sabe que não vai ser 4×4(Ex: você ver o jungle inimigo no top ou o mid está empurrando a Mid Lane), mas ainda priorize objetivos acima de matar. Também forçar que eles voltem já é bom suficiente para pegar os objetivos. Não force lutas 4×4, mesmo se você ganhar, você não será capaz de pegar o objetivos, isto é um grande risco para pouco ganho. Depois de matar o bot você pode pegar a torre ou o Dragon, caso destrua a torre você vai terminar com a fase de lanes, isto depende do seu bot, mas se eles estão perdendo a lane, na minha opnião você vai querer destruir a torre, correr para mid para empurrar e pegar a próxima torre e wardar, então você pode pegar Kills de graça, quando o inimigo tentar responder ao roaming. Se eles estão ganhando pegue o dragon. Se você não pode pegar a torre rápido o suficiente, vá no dragon. De novo, não vai ao top a menos que a torre do bot e o dragon estão feitos, somente se o top está perdendo feio e você quer parar o snowball, Se ele está perdendo por pouco ou ganhando é bom até mesmo ignora-lo quando há outros objetivos.  Também você pode dizer para seu suporte colocar uma sentinela detectora no rio então você pode pegar seus inimigos de guarda baixa,  elo baixo tem uma visão de mapa baixa, maioria das vezes eles não vão se importar em ver o mid saindo da lane em direção e seu mid não irá pingar.
  • Se sua bot lane está perdendo e feedando, desta maneira você tem que fazer o seu top/mid destruir porque ao fim da lane phase você terá dois personagens da bot feedados. Tente julgar se você pode ajudar a bot sozinho ou precisa do mid para fazer isto e então ajude mid/bot em sequencia. Ignore o top depois do early ganks a menos que outras lanes estão ganhando sozinhas e seu top precisa de ajuda. A top lane vai ser a menos influente antes dos 20 minutos. Também se o inimigo do mid está com forte roaming, coloque pressão em cima dele, isto vai fazer com que seja difícil para que ele coloque pressão na bot lane.

Fonte: Reddit

Advertisements

Deixe seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s