Como jogar de Suporte? Parte 5 de 5.

Fase na Lane

  • A Fase na Lane para os suportes é diferente do que qualquer outra posição, seu foco não é no Last Hitting (Ato de dar o ultimo golpe nas minions), mas sim, no Harass, nas trocas de dano e na proteção.
  • A Fase na Lane é uma é muito versátil, eu não posso apenas listar quando você tem que ser agressivo ou qual estilo de jogo você tem que ter, porque ele muda de suporte para suporte e de matchup para matchup(É o champion que você está e contra quem você está, isso se torna o matchup do momento, que muda de partida em partida). Então, eu apenas vou dar algumas dicas gerais e citar algumas coisas importantes para se fazer durante a Fase de Lane:
  1. Desde que você não vá farmar, você pode ter mais atenção para seu posicionamento, tentando dar algum Harass quando o ADCarry inimigo tentar dar Last Hit, e mostrar mais presença e proteger seu ADCarry quando ele for dar Last Hit. Não fique apenas parado na brushs.
  2. Mantenha os olhos nos CDs e explore eles quando os deles estiverem no CD. Se eles estão jogando de Leona e errarem o E em você, isto significa que você terá tempo de ir e dar harass neles. Se o Graves apenas der Q em uma wave, isto pode ser um bom tempo para tentar trocar dano. Se o seu exhaust/heal estiver disponível e o deles não, isto pode ser uma boa hora para dar Engage.
  3. Explore as vantagens! Quando você sabe que seu level 1 é mais forte que o deles, por exemplo, se você está de Sona e o suporte deles é uma Leona, tenha certeza de Wardar a brush deles no inicio (Melhor com a Sentinela Exploradora) e abuse do seu Q – Hino do Valor, que com isto não tem muito o que uma Leona possa fazer. Também, mantenha os olhos no seu XP então se você está level 2, quando eles estão no 1, ou no 6, quando eles estão no 5, você pode lutar com eles, e provável vencer com grande vantagem. E por ultimo, olhe os seus itens, se seu ADC voltou a lane e acabou de comprar enquanto eles ainda não, isto pode ser uma boa hora para dar engage.

Fazendo os Golems

http://rcknr.io/SLPKNTSuY

Aqui está um video de como se faz os golems. Isto não é muito preciso, você não tem que começar no golem pequeno. Entretanto, eles encontraram um melhor jeito de faze-los. Eles terminaram bem antes de que as minions chegasse na lane e não tiveram perda de pote de vida ou biscoito. Houve um grande impacto na Season 3 para fazer os Golems. Agora, você não consegue fazer os Golems com qualquer um e geralmente os suportes não ganham XP.

  • Você não pode fazer os Golems com todas as Dual Lane

Eu mostrei um exemplo de uma forte Duo(Dois) para se fazer os Golems, já que ambos são excelentes level 1. Agora, se você tem um ADCarry fraco no level 1 e você é um Suporte melee, provável que tenha que usar potes de vida e biscoito.

  • Usando a vantagem dos Golems

Quando você pega os dois Golems, você pode explorar isto e empurrar a lane levemente, até que então pegue level 2 antes deles e então comece a ser agressivo. Isto é melhor de se fazer com Champion como Blitz, mas também pode funcionar com Champions como Lulu.

TeamFight

  • Nos combates com um suporte, existem três tipos de estilo de teamfight (TFS).
  1. Suporte que protege o Carry(Protect-The-Carry Support) ou Peeling.
  2. Suporte Caster(AoE CC)
  3. Suporte Dive(Tank/Recebedor de dano)
  • Obviamente, estes não são classificações extremamente seguidas em muitos dos jogos profissionais, você irá ver os suportes fazendo todos os 3 baseado na situação do jogo, mas é importante saber seus estilos. Porque eu vejo muitas vezes suportes iniciantes fazendo coisas erradas em certos momentos ou sendo muito desfocado. Saber suas metas pode esclarecer seus objetivos no meio de uma batalha caótica e permitir que você veja mais claramente o que você esta fazendo e o que está errando. Os estilos dos suportes se encaixam melhor em diferentes suportes e de diferentes formas.
  • Eu vou mostrar todos os estilos, como é o posicionamento desse estilo e quais habilidades usar, qual personagem, itens e quando usa-los.

Estilo de Teamfight – Protect-The-Carry

  • Este provavelmente é o estilo mais clássico e o mais importante no jogos de nível profissional, por causa do posicionamento deles(ADC).
  • O que é isso: O Estilo Protect-The-Carry é quando você não vai entrar na teamfight, como o resto do time. Quando você não está usando a ULT de sua Sona para iniciar o combate, esteja atrás do teamfight aonde seu carry estiver e guarde sua ULT para parar um Kennen, Irelia, Jax, etc. Quando eles eventualmente tentarem atacar o seu carry.
  • Posicionamento: Com este estilo você sempre vai querer estar perto do seu Carry, mas mais que isto, você geralmente deve se posicionar atrás dele. Isto permite a você acertar as ULTs da Sona, Janna e estar fora do alcance de dano.
  • Uso de Habilidades: Você deve ser muito paciente e conservar o uso de suas Habilidades. Você não vai querer usar o Atordoar do Taric muito cedo, porque quando seus inimigos chegarem perto de seu carry, ele poderá estar no CD. Você espera e espera para quando eles atacarem o seu ADC e então, você usa tudo que tem para que eles falhem e sejam mortos.
  • Quem usa esse estilo melhor: como eu disse antes, você pode usar qualquer desses estilos em qualquer suporte, mas alguns são usados melhores em certo champions. Eu acho a Janna a melhor no estilo Protect-the-Carry porque você pode ultar e mandar os champions para longe, usar CC’s neles, ou apenas dar o escudo no Carry. Ainda tem a Lulu, com sua Ult + W cc + Q cc, Soraka com as suas Curas e Nunu é também ótimo nisso, com seu E e também Ultando próximo ao carry.
  • Mikael's_CrucibleZeke's_HeraldQuais itens usar nesse estilo:  Cada estilo tem itens que melhor se encaixa e para PtC eu acho que  Arauto de Zeke e Mikael’s Crucible são os melhores para este. Eu apenas  preciso de um carry focado em dano e eu darei a ele Roubo de Vida e Purificar.
  • Quando usar este estilo: Aqui está algumas coisas que combinam com esse estilo para mim. Se você tiver um forte carry (feedado na lane ou uma Vayne, Kog, Tipos de Hipercarry), se você tiver fraca proteção além do suporte, ou se eles tem time que possa colar em seu Carry(Irelia, Riven, Kennen). E por último, se seu time tem uma iniciação mais fraca que o time inimigo, então este estilo ajudará, aonde você protegerá o carry estando ao lado dele e saindo correndo e atacando, até que mate alguns inimigos.

Estilo de Teamfight – Suporte Caster

  • O que é isso: Suporte Caster  é basicamente focado em tentar matar o máximo de champion. Isto significa que suas metas são atacar os CC’s no máximo de champions possíveis, Geralmente criando bastante incomodo possivel no combate com suas habilidades.
  • Posicionamento: Como o oposto de Protect-the-Carry, suporte caster tem que estar em atrás do tanks e a frente do Carry, porque você vai querer estar apto a acertar seus inimigos como o máximo de habilidade que conseguir. Isto mantêm você longe o suficiente e também permite caso precise que você usar Flash para ficar longe de dano ou qualquer coisa, porque você é squishy, mas isto te matenrá longe o suficiente para usar sua habilidade efetivamente e dar suporte ao seu time com seus CCs o melhor possível.
  • Uso de Habilidades: Com o Suporte Caster você terá que ser paciente com suas habilidades porque existe o tempo certo em que você tenha que usar as suas habilidades (ao menos que você tenha um Malphite ou alguém parecido no seu time, assim você jogaram o CC’s logo após os do seu time), quando seu time estiver agrupado e então você pode ir e usar o seu CC. entretando, você pode ir iniciar ou tirar champions da teamfight muito bem. Seus objetivo é causar incomodo, então você pode baixar o CD’s de suas habilidades o quanto que você puder.
  • Que usa esse estilo melhor: O personagem que eu acho melhor nesse estilo é a Sona, ela pode estar perto das teamfights, assim também para usar ULTS perfeitas, dando auras e atacando com seu Acorde de Energia. Outros que bons nesse estilo: Zyra, Nami e Fiddlesticks.
  • Shard_of_True_IceTwin_ShadowsShurelya's_ReverieQuais itens usar nesse estilo: Sua meta será ter CC. Então, ótimos itens para isto são Estilhaço de Gelo Verdadeiro, Sombras Gêmeas e Devaneio de Shurelya. Lembrando que o valor de RCD é muito alto também, fazendo você utilizar bastante habilidades.
  • Quando usar esse estilo: Este estilo de teamfight funciona muito bem em times com teamfights bem orientada, em que tenha champions que possam seguir você( Utilizando seus CC’s), como Malphite, Kennen, Galio, etc. No geral, se eu estou jogando em uma Solo Q, com alguém como a Sona, eu vou normalmente fazer este estilo, porque isto é pouco melhor para o time. Algo como PtC é melhor quando todos sabem o que vão fazer, enquanto este jeito é o melhor para feedar o seu time.

Estilo de Teamfight – Suporte Dive

  • O que é isso: A estratégia de teamfight é ao mesmo tempo brutal, mas particularmente sutil. Sua meta como um Suporte Dive é entrar no meio da teamfight e ser o mais chato possível, forçando com que os inimigos o ataquem, fazendo com que eles gastem suas habilidades em você e então deixando que o seu Carry possa dar dano, enquanto você abusa de seus alto status de Rank.
  • Posicionamento: Isto é muito importante, aonde você será o centro do combate como “homem da frente”. Entretanto, tenha certeza de que você não está muito longe do seu time, assim você pode receber dano e estar apto a ser seguido. Não apenas vá na frente com descuido. Tenha consciência de que seu próprio time esteja perto.
  • Uso de Habilidade: Aqui é o suas habilidades são o menor problema. Somente com outros estilo de suporte que você usará mais efetivamente suas habilidades, sendo eles o que são baseados em habilidades. O maior significativo para este estilo é maior status de Tank possível e o quanto de dano você pode tomar, então o que menos importa são suas habilidades. E continuo dizendo, tentar usar seu CC ou habilidades no que mais precisa. (Atordoar do Taric no AP, não na Irelia.
  • Quem usa esse estilo melhor: Isto é obviamente feito para o suporte tank que tenha iniciativa. Eu acho que o Taric é o mais apropriado para este estilo, entrando nas Teamfighst, espalhndo suas auras e tentando distrair o Carrys inimigos ou dando Atordoar os Champions que estão escapando. Isto também funciona com Alistar e Leona.
  • Runic_BulwarkLocket_of_the_Iron_SolariShurelya's_ReverieQuais itens usar nesse estilo: Para este estilo de jogo, itens e status básicos são focados em suas defesas, então você precisa ter equipados para Tank. Égide e depois Baluarte Rúnico é um obviamente essencial, também é bom o Medalhão do Solari de Ferro e Devaneio de Shurelya.
  • Quando usar esse estilo: Esse estilo funciona melhor se seu time esta com baixos status de Tank, vindo do top ou da Jungle. Entretanto, o que também pode funcionar é você apenas proteger o seu Carry (Sinta-se livre para escolher o que você precisa para protege-lo) ou se eles estão com Carries Vulneráveis (se eles tem uma Vayne, fazendo isto irá facilitar para mata-la e assim, distraindo ela de conseguir dar um alto valor de dano em seu Carry).

A fonte dessas dicas vieram de uma grande pesquisa para poder ajudar a todos que estão interessados em jogar de Suporte. Ele foi escrito e publicado por Spellsy.

Advertisements

2 comments on “Como jogar de Suporte? Parte 5 de 5.

    • Sim. Também acho! Por isso já estamos trabalhando para que nosso canal no Youtube esteja pronto o mais breve possível! E assim poderemos disponibilizar em vídeo também! Grato pela sugestão! :DD

Deixe seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s