Game-Play – Zoning

Zoning

Zoning é um componente chave para melhorar seu Gameplay no LoL. Você ouve seus oponentes dizer “Zone Them”(Zonie eles) ou “I’m being zoned” (Eu estou sendo zoneado). Gameplay, os champions, posicionamento no mapa, controle de brush, tudo afeta o controle de zone. Este guia serve para explicar como fazer “zoning” de modo efetivo.

Zone é muito simples explicando. É um controle de espaço no campo de batalha. Inimigos, aliados, torres e minions tudo isso é controle de espaço no mapa. Alguns controlam mais e outros menos dependendo do range de suas habilidades e ataques. Zoning ocorre quando o controle de espaço é feito por alguém intimidando o inimigo. A zone ou circulo pode ser ocupado por vários champions ou torres, quando isto acontece, o zoning se torna algo sobreposto e o controle de zone se torna ainda mais controlada e uma pressão adicional é criada na extensão. A mudança das distâncias do circulos que influênciam isto estão sempre em fluxo, desde que as posições, habilidades dos jogadores estão em constante movimento. Por exemplo, o zone da ashe é muito aumentado quando ela se torna level 6. Esta mudança faz com que ela tenha zone ao logo do mapa.

Para entender zoning você deve primeiro entender o range. Range é a distância de um champion, torre ou skill. Existem vários tipos de range.

  Entendendo os Alcances

 Alcance dos Auto Ataques

É a medida de quão longe o ataque básico de um champion pode alcançar. Cada champion começa o jogo com uma particular range básica. Range básico pode variar entre 100 – 175 para unidades melee e 400 – 650 para unidades ranged. A maior distância básica de range de um champion é detido pela Caitlyn que é 650. O único champion que aumenta o range básico com o decorrer do jogo é a Tristana. Seu range básico é 550 e aumentado 9 a cada level. No level 18 o bonus que recebe range é de 162, tendo o total de 712 no ultimo level.

  

Champion
Range
Twitch(with Spray and Pray)
875
Kog’Maw (Bio-Arcana Barrage)
750
Tristana (Level 18)
712
Caitlyn
650
Annie
625
Anivia,Ashe,Zilean
600
Tristana (Level 1)
559
Brand, Cassiopeia, Corki, Ezreal, Heimerdinger, Lux,Malzahar
550
Miss Fortune, Orianna, Ryze, Sona, Soraka, Vayne
550
Kayle
525
Twisted Fate
510
Teemo, Twitch, Kogmaw
500
Vladimir
475
Karthus
450
Karma, Sivir, Urgot, Morgana
425

Habilidades(Range de habilidades ativas)

Todas as habilidades no jogo tem um range associado a ela. Quão longe o champion pode estar para que a skill atinja-o? Bom , o maiores ranges poderiam ser o da Ashe( com Enchanted Creystal Arrow) e do Ezreal( com TrueShot Barrage) com um range ilimitado. Sim, nós poderiámos colocar um grande gráfico aqui com todas as habilidades e seus alcances, mas que realmente não iria ajudar muito. Você vai ter que jogar com os champions para ter uma ideia de seu alcance. Ao conhecer o range, você vai saber onde você pode ficar a salvo ou não. É por isso que é importante jogar com todos os Champions pelo menos algumas vezes, mesmo que você odeia jogar com eles. Se você não pode ficar perdendo (pois você está jogando muito ruim com o Champion). Vai lá e jogue um jogo CO-OP contra AI. Parece de noob mas realmente isso não é grande coisa. É uma ótima maneira de aprender um novo Champion.

Um exemplo de range de uma habilidade é mostrado abaixo. Cada champion tem um range em suas habilidades algumas delas parace um circulo como o do Shunpo da Katarina, outros não aparece como o Starcall da Soraka. Isto significa que você precisa estar familiarizado com o Champion para saber o seus ranges.


 

Range das Torres


Torre
Range
Base HP
Base AD
Gains 6 AD a cada
Primera Torre
1000*
Various
152
1 Min(depois dos 40sec da partida)
Segunda Torre
1000*
Various
197
1 Min(depois dos 7min da partida)
Torre do Inhibitor
1000*
Various
210
1 Min(depois dos 16min de partida)
Torre do Nexus
1000*
Various
115
1 Min(depois dos 40sec da partida)
Obelisk do Nexus
1000*
9999*
999
N/A

Um bom teste para conhecer o range da torre é entrar em um custom game, escolher a eve, tentar andar o mapa inteiro sem entrar no range da torre. Compreendendo onde você pode andar, sem ser alvo da torre. Você vai notar que algumas areas perto da torre não entram no range dela. Entender essas areas exclusivas irá ajuda-lo a se aproximar ou perseguir o seu inimigo, mesmo estando sob a area da torre. As torres levam alguns segundos para atacar seu Champion, então você é capaz de incomodar por um segundo e depois voltar para fora do alcance das torres, antes que ela o ataque.

Entendendo Zones Sobrepostas

Os zones(circúlos) podem sobrepor uns aos outros, aumentando suas quatidades. As habilidades que ter um range maior que as outras criará vantagem. Quando isto ocorre, você pode controlar a area melhor que seus oponentes. Visibilidade da brush também causa um impacto dramático na zone.

Como você pode ver no exemplo abaixo. Qual o lugar que causa o maior zoning da Ashe e Soraka? A resposta é qualquer lugar no ponto 1 (onde você vê o círculo vermelho com o número 1 no mesmo). Isto é porque, o auto ataque da soraka, infuse, starfall e o auto ataque da ashe, volley sobrepõe esta área. Se um champion inimigo tentar adentrar nesta área, enquanto nenhuma habilidade estiver no cooldown, elas seriam capazes de causar um dano alto muito rapidamente.


 

O segundo ponto estaria atrás do três primeiros circulos. Esta é a área fica fora do range do infuse e starcall da soraka, mais ainda o auto ataque e volley da ashe alcança. Esta posição é segura para o time inimigo porque eles estaram fora do alcance das habilidades da soraka, mas ainda não estará no ponto seguro, que seria o terceiro ponto.

No ponto três, somente o volley pode alcançar o champion inimigo. Por este exemplo você pode ver o zone e a sobreposição dos zones estão em constante mundança no jogo.

O que não é mostrado nesse exemplo são os efeitos de zone dos inimigos(Morgana e Sivir). Se fosse colocado isto na imagem, você perceberia que a área estaria mais controlada pelo time aliado do que pelo time adversário.

Tenha em mente que as summoner spells alteram o zoning, imagine o impacto do Flash, se todos os Champions usassem flash para cima da Morgana, a área imediatamente muda drásticamente. Embora complexo, isto é o básico para entender a pôtencia de um zone.

Além disso as brushes aumentam a complexidade. Por exemplo, o auto ataque da soraka, Infuse, Starfall são vistas ou não pela Morgana. O mesmo vale para o auto ataque da Ashe. Então, Ela usaria o Volley nas unidades(champions, minions, o que for) que estão na brush (mesmo sem visão). Seria maior a área de controle da Ashe e da Soraka se tivesse visão da brush? A resposta é sim, porque o controle da brush com wards são essenciais para o gameplay, especialmente na Bottom Lane.

Usando zoning para os seus inimigos não puderem fazer nada.

Quando a quantidade de dano de um ou mais champion aliados podem infrigir dano em uma área de zoning é muito perigoso para os inimigos adentrá-la. Assim então, você não deixaria o inimigo fazer nada, vetando-o. A chave para está estratátegia é ter um objetivo para que possa planejar o zoning. O objetivo mais simples é para ganhar xp ou para matar minions em lane, outros objetivos podem ser Baron Nashor ou Dragon. O exemplo mais óbvio disso é na lane, quando um champion inimigo não pode chegar perto o suficiente de sua própria linha de minions para ganhar xp e gold.
Escrito por:

Team Curse

Retirado e Traduzido:

www.lolbro.com

Traduzido por:

BC Kaetrus

Revisado por

BC Kaetrus

Advertisements

Deixe seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s